sábado, 30 de agosto de 2008

Sustentabilidade no turismo


Uma sociedade sustentável é aquela que não reduz as oportunidades das futuras gerações

(Capra 2008). O atual modelo de crescimento turístico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

O meio ambiente é o principal meio sustentável no turismo, uma ferramenta que aliada aos profissionais qualificados gera uma química perfeita.

O termo “sustentável” só passou a ser usado explicitamente nos últimos 20 ou 30 anos, as idéias que o sustentam nasceram, por exemplo, nos modelos mais remotos de planejamento urbano. Enquanto o conceito de turismo sustentável é um fenômeno provavelmente induzido nos anos 90,diz Swarbrooke.

Poucas pessoas parecem pensar sobre uma razão fundamental para o turismo sustentável, preferindo em vez disso simplesmente vê-lo como uma boa idéia. Contudo, temos que questionarmos sobre o que estamos conservando,as maneiras pelas quais o estamos fazendo,e os métodos empregados (Swarbrooke ,2000,p.56).

Neste direcionamento, o mau uso da indústria do turismo nos remetem a questionar porque trabalhar sem uma conscientização ambiental uma vez que,a sustentabilidade é o equilíbrio dos recursos,o turismo retira o que precisa e desenvolve na região trabalho,renda,infra-estrutura e preservação, fazendo cíclico os benefícios.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí Michele parabéns pela iniciativa, é assim que devemos pensar e agir com uma consciência sustentável somos responsáveis por mudar essa degradação que o turismo causa, afim de introduzir o cultural no social para despertar no social a consciência ambiental... PARABÉNS E VAMOS QUE VAMOS!!!